quarta-feira, 11 de junho de 2014

Bélgica - primavera 2014


Paisagens que são verdadeiros quadros.

 Para mim, no entanto, essa foi uma viagem declaradamente gastronômica. Viva a gulodice!
Os melhores chocolates do mundo.
Cervejas deliciosasa.
Waffles saborosos. Há 3 tipos principais, coma todos. Os quadrados e secos são de Bruxelas, os ovalados e macios do país todo, e os redondos eles cortam ao meio e recheiam com algo salgado. Os de Bruxelas parecem churros e são bem gostosos só com açúcar e canela ou xarope de bordo; os macios pedem creme de leite, chocolate e frutas. Abuse, e depois caminha bastante.
Também tem umas lojas de biscoitos amanteigados, divinas e maravilhosas.

E, para quem gostar, trabalhos de renda muito belos.

 Saí do frio do Canadá e Londres para cair em um calor seco intenso (fiquei com os lábios rachados) Pegamos lindos dias de sol. O hotel Beausite era confortável, só estranhei a janela, que só abria 10 cm e ficava travada em um batente enviesado, como se eles quisessem impedir o hóspede de sair pela janela...um arzinho a mais naquele calor seria bemvindo!


 Bem, antes de falar sobre os locais, algumas considerações sobre a Bélgica. Esqueça os metrôs. Quando você consulta o GPS quase racha de rir: a pé 15 minutos, de metrô 15 minutos. Não é erro, não, é que os metrôs são acessados através de escadas e corredores tão longos, em zigzag, que a gente leva tanto tempo para chegar a estação quanto ir a pé direto para onde quer ir. GPS é fundamental, ou então um mapa impresso no Brasil antes de sair, ou um guia bom em português tipo aquele da Folha, bem ilustrado, com mapas geniais, porque: alguns mapas oferecidos no balcão turístico só mencionam as ruas principais, e você pensa que está mais perto do que está; as placas de rua estão em flamengo, algumas em alemào e poucas em francês; Aliás, cuidado com o idioma, os belgas falam um tal de flamengo alemão,diferente do flamengo holandês, e o francês escrito deles está para o francês da França como o português de Portugal para o portugês do Brasil, é facto e húmido, ora poispois.
Mapas e folhetos turísticos distribuídos nos escritórios de turismo estão em flamengo, e também as informações nas placas do museus; verdade que eles oferecem opções em outras seis línguas, o que significa que as letrinhas vão ficar difíceis de ler, ao menos que você tenha visão 20/20 ou leve uma lupa. outra opção interessante é aprender holandês antes de viajar, eu falo francês e não me ajudou em nada no que se refere a placas e mapas.
 Uma coisa realmente irritante é que os belgas falam francês com o turista e depois falam em holandês entre eles mesmos, aí a gente fica com a horrível impressão que eles estão aprontando alguma...
 As ruas cheiram a xixi, e não sei se a cerveja tem algo a ver com isso, o fato é que vimos 2 pessoas urinando em público: um homem de sapatos e camisa social que parou na virada de uma escada de metrô sem a menor cerimônia para usar o cantinho... e uma garota que me deixou chocada: domingo à tarde, no gramado da praça em frente ao Grand Palais, ou seja, gente para tudo quanto era lado, e a garota na maior sem cerimônia levanta a saia, agacha e faz ali mesmo, e o pessoal em volta nem se virou, como se fosse um comportamento normal...
 Outro detalhe é o piso dos centros históricos: cuidado com os pés, use um bom sapato. O calçamento é sinuoso, as pedras escorregadias, há muitos desníveis. Você está literalmente pisando em ruas seculares.



Este povo gosta muito de arte, principalmente as escolas mais recentes (que eu não curto muito). Tem museus para todo canto, e algumas esculturas bem impactantes pelas ruas, como essa de espelhos em frente ao mini mundo, preste atenção que vai me ver com Fernanda no reflexo, tirando a foto.


Bruxelas

Tinhamos pouco tempo, então não deu para ver tudo, mas escolhi um local especial:
 o museu Magritte (para fãs de carteirinha, evidentemente, e este é o meu caso). A casa de Magritte é esposta à visitação em alguns dias da semana, não a pudemos ver, mas passamos em frente e acabamos por acaso por passar em frente indo visitar um local pelo menos original:
o Cemitério Laeken - no guia turístico que peguei, li, surpresa, que este era " o mais charmoso cemitério da Europa, um lugar realmente romântico"! O lugar é bem bonito, tem vários túmulos de belgas famosos enterrados lá, em um dos túmulos uma cópia da estátua O Pensador de Rodin (ele fazia cópias das próprias estátuas, pelo que li). O ponto forte são as estátuas colocadas ao lado dos túmulos, muito originais e lindas, há mausoléus bem bonitos também.
 O Mannekin Pis - a estátua do menino fazendo xixi, com sua lenda, as roupas em que já o vestiram, a história da estátua, que foi roubada e substituída, e as brincadeiras - quando estivemos lá, reproduções do Mannekin Pis em tamanho gigante estavam na porta das lojas esportivas pintadas com as cores da bandeira belga e várias alusões à Copa do Mundo: óculos de bola de futebol, a bandeira do Brasil desenhada no peito...

  



As galerias de Saint Hubert - é um shopping relativamente moderno, cheio de lojas dos melhores chocolates, entre outras coisas! E rendas mil.

 a grande praça e o mirante

 a praça do Grand Palais

 a igreja Nossa Senhora du Sablon e o jardim em frente
 Atomiun - fica perto do mini mundo e é rodeado por diversos jardins, se quiser andar por eles, prepare-se.


Mini Europe- as miniaturas são miniaturas de Itu, a proporção é de 1/25 e perfeitas nos menores detalhes, haja Europa! Ainda vem que não fizeram um mini mundo ou ia faltar espaço... É lindo,pare para hidratar-se no caminho, e leve o folheto para ler em casa: no final ele tem informações diversas sobre a União Européia.


Visitamos um museu de Histórias em Quadrinhos bem interessante, com um monte de personagens lá deles mesmo, como o Timtim, ao lado dos mais famosos globais, e a parte do Asterix é maravilhosa! Amei o jogo de cadrez deles,os reis de um lado são César e a esposa, do outro o chefe gaulês com a esposa, os bispos são gladiadores contra Asterix e Obelix, as torres romanas contra os meniscos, os 'cavalos' são leões do laod romano e javalis no lado gaulês, e os peões são pequenas águias contra pequenos cachorrinhos (Ideafix) Uma gracinha! Tem diversos museus interessantes por lá, como o de instrumentos musicias, dependendo do seu interesse e tempo, confira.



 Frases escritas nas paredes do museu Magritte (palavras do pintor):

   Il n`y a pas de choix: pas d'art sans la vie.

 Le monde et son mystère ne se refait jamais, il n'est pas un modèle qu'il suffit de copier.

Être surréaliste, c'est bannir de l'esprit le 'déjà vu' et rechercher le pas encore vu.

Tout dans mes oeuvres est issu du sentiment de certitude que nous appartenons, en fait, à un univers énigmatique.

 La liberté, c'est la possibilité d'être et non l'obligation d'être. .... e muitas mais...



Bruges


Cidade medieval.
Os arredores são lindos, as casas por sobre as águas parecem um cenário de romance.
Há canais, e a cidade é conhecida como a Veneza do Norte. Opção de fazer passeios de barco.

Tem cerca de 49 lojas de chocolate...tá pra mim! Pesquise antes na internet, e vá direto para as que escolher. Aconselho a descartar aquelas que você encontra em outras cidades.
Meu chocolate preferido foi da Chocolic, um bombom recheado de Avocado, que é um tipo de licor com 40 ervas,imperdível. Fui pegando 4 ou 5 bombons de cada loja, passei pelas 6 que mais me agradaram, todas 'handmade' ou seja, artesanais.



Fomos ao Minniwaterlake e ao convento Beguinage.
A pé a gente vai vendo os detalhes, parando em pequenas pontes, explorando inusitados ângulos da paisagem, e comendo uns chocolatinhos, claro, impossível resistir!
Na cidade, vimos em uma cervejaria um boneco em tamanho natural muito bem feito, que tocava um sino e chamava as pessoas para conhecer a história da cerveja - o bar tem uma vitrine onde estão expostos copos e garrafas as mais variadas, centenas de garrafas, claro, será impossível experimentar todas as cervejas belgas, mas gostamos de uma sabor framboesa bem leve, tomei uma sabor cereja, e duas escuras bem gostosas. ah, nem pergunte o nome...claro, acompanhadas de fritas (que os belgas dizem ser invenção deles) ou um prato de queijo.



Bem, para 2 dias e meio, eu diria que fizemos muita coisa na Bélgica.
Até fiquei tentada a fazer um curos de chocolatier por lá... yumiiii...



Um comentário:

S.Piqueri disse...

Amei a descrição... dessa forma fica mais facil empreender viagem rumo ao desconhecido. Suas informações são preciosas e as fotos lindissimas... Saber dos costumes bizarros também ajuda muito, pois quando a gente se depara com eles evita fazer "caras e bocas" rs rs rs